Destaque Home Notícia
Apaixonados por esporte
22/03/2018 14h53 - Atualizado em 22/03/2018 16h02

Dessa vez, o apaixonado por esporte é o piloto de motovelocidade, João Ricardo Reis, de 56 anos. Atualmente, ele corre na categoria principal (mil cilindradas) do Goiás SuperBike, uma das mais importantes competições regionais de motociclismo. Durante a entrevista, o piloto exibe com orgulho sua nova moto, modelo BMW S1000 RR, que estreará na pista do Autódromo, na temporada 2018.

O caso de amor entre João Ricardo e as motos nasceu na adolescência, na década de 70, mas ele só começou a correr profissionalmente em 1998. “ Sempre gostei de velocidade, de andar rápido no velocípede quando era criança e com quinze anos comecei a andar de moto, inspirado por meu tio que era piloto”, conta. Com mais de 10 títulos e quase 200 troféus em campeonatos regionais, o piloto soma experiência e um currículo invejável para os iniciantes no universo das duas rodas.

O Autódromo de Goiânia foi o cenário para a maioria das conquistas de João Ricardo e se tornou sua segunda casa. “Praticamente cresci dentro do Autódromo. Vim à inauguração, escolhi morar aqui perto e venho sempre pra cá, mesmo quando não tem corrida. Minha mulher disse que posso mudar pra cá”, brinca. Segundo ele, o Complexo Multiesportivo passou a ser um dos melhores do país depois da reforma executada pela Agetop, em 2014.

Com saudosismo, o piloto lembra que um dos momentos mais marcantes da sua vida no Autódromo foi a conquista do primeiro título, no campeonato Goiano de Motovelocidade, em 2008. Nessa trajetória de dedicação ao esporte a motor, ele fala que quebrou oito costelas, braço, mão e outras partes do corpo, mas nunca conseguiu abandonar a paixão. “Estava engessado e contando os minutos para voltar pra pista. A família fica em pânico, mas é a vida da gente”, disse.

Para quem sonha em ser piloto, João Ricardo aconselha a ter um bom preparo físico, começar pelas categorias de base, como a de 125 cilindradas, ter bons equipamentos de segurança e treinar bastante. Ele acredita que aposentará daqui alguns anos, mas, enquanto isso, quer brigar muito nas pistas. “Este ano, pretendo participar do campeonato brasileiro”, planeja.

links relacionados

End: Rodovia GO-02, Km 04, Parque Lozandes, Goiânia-GO

E-mail: autodromo@agetop.goias.gov.br

Telefones: (62) 3265-4015 | (62) 9815-6320